terça-feira, 24 de julho de 2012

Resenha: Tudo ou Nada

Recebi esse livro pela parceria com a Nova Fronteira (Ediouro) e queria ter resenhado antes de colocar a promoção no ar. Agora você pode ler a resenha e, se te interessar, participe da promoção aqui.

Tudo ou Nada

Autor: Luiz Eduardo Soares

Editora: Nova Fronteira

Sinopse:

Entre veleiros glamorosos, assassinos profissionais e especialistas em disfarces, Tudo ou Nada revela os bastidores do tráfico internacional de cocaína – das negociações em plena selva colombiana à chegada à Europa, passando pela logística montada para o transporte da droga, que, dividida em centenas de caixas de cigarro, é lançada ao mar do Caribe e resgatada por iates e veleiros. É um livro que surpreende ao juntar dois pontos de vista bastante diferentes: o de um homem que conheceu o tráfico por dentro e de um dos maiores especialistas em segurança pública do país.

Resenha:

Ninguém nasce criminoso; o crime é uma conseqüência de diversos fatores, como uma bola de neve que vai aumentando e quando se vê já não se pode mais sair dela. Com Ronald Soares, denominado no livro como Lukas, tudo começou com uma decepção que o levou a buscar seus sonhos libertários, viver no mar e fumar maconha; porém, a busca pelo sonho também trouxe o vício, o tráfico e a prisão.

"Qualquer descuido podia ser fatal. Quanto maior o controle policial e mais duras as leis, mais competentes têm que ser os que vivem da transgressão e mais atraentes se tornam os negócios ilícitos, porque a vigilância, ao mesmo tempo que dificulta as transações ilegais, e justamente por dificultá-las, eleva os preços, valoriza os produtos e estimula as práticas proibidas". (Pg 26)

“Tudo ou Nada” vai te fazer questionar o tráfico de drogas e a política de guerra às drogas que só tem beneficiado o próprio tráfico. Lukas conhecia os riscos do envolvimento com esse mundo, mas o dinheiro o encantou e a prisão fez ele conhecer o outro lado da busca por essa paixão.

O livro conta a história de Lukas em uma ordem não cronológica, algumas partes da história não são tão empolgantes, como a parte da desintoxicação que não me preendeu, mas alguns trechos vão te impressionar, como as condições diferenciadas para pobres e ricos na prisão brasileira e a comparação com a prisão inglesa; te emocionar, como o amor de Lukas pelos filhos e o medo de provocar neles ressentimento; e, te surpreender, como quando Lukas descreve as operações.

Resumindo: O livro é  impressionante, emocionante e surpreendente.
Para se ler quando/se quiser uma leitura que te faz questionar o sistema.

2 comentários:

  1. Oi Leila =)

    primeira vez que venho em seu blog. Muito bacana o layout, e a proposta dele, inclusive o título, é bem legal =)
    sobre a resenha rs
    é sempre bom deixar a literatura fantástica de vez em quando pra ler umas obras mais engajadas.
    curti o livro, a proposta é boa, tem um ar mais realista, o tipo que a gente identifica quando vê uma obra nacional. Legal mesmo xD

    ótimo post!

    Pedro Almada - Inspirados, O Berço das Grandes Ideias!
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pedro! =)
      Espero que volte mais vezes no blog!

      E eu gosto de misturar ficção e não-ficção entre as leituras, é bem legal!

      Beijo
      Leila

      Excluir